As pessoas costumam ter dificuldades para administrar seus recursos financeiros. Há tantas contas a pagar, que, no final, a sensação que fica é que o dinheiro não foi suficiente e que ficamos com pendências para o próximo mês. Afinal, como buscar um equilíbrio entre as despesas e as rendas, garantindo o pagamento de possíveis dívidas ,ou até mesmo poupar dinheiro para comprar aquele bem tão desejado?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que dívidas –ou aquele aperto financeiro no fim do mês –não são coisas do outro mundo. É natural que se tenha dificuldade para balancear as contas, porém, é preciso ter responsabilidade e fazer um planejamento mensal do orçamento, de forma que você possa se sentir segura para gastar e poder respirar aliviada quando for conferir o resultado no fim do mês.
Comece anotando tudo o que recebe e tudo o que gasta. Se o rendimento não estiver cobrindo as despesas, é hora de cortar os gastos supérfluos: economizar um pouco hoje pode significar uma folga financeira no futuro. Se tiver dívidas, programe-se para guardar ao menos 15% de sua renda mensal para quitá-las, e preocupe-se primeiramente com as mais onerosas. Ademais, sinta-se a vontade para renegociá-las: traz segurança para transações futuras. Após organizar as dívidas, é importante controlar os gastos por um tempo, até que a situação se estabilize. No final, tenha sempre uma meta, que você seja capaz de alcançar e tente se policiar para cumpri-la ao pé da letra. Com um planejamento claro na cabeça, torna-se mais fácil administrar o orçamento mensal e garantir a tranqüilidade tão desejada quando pensar em suas contas.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário